Wednesday, December 21, 2005


MIOPIA
(Luz... Porto)
"Não percam o foco",
Dizia a palestrante, compenetrada em seu terno rosa-chá.
"Mantenham sempre à vista
A meta que vocês desejam alcançar.",
Continuava a moça,
Prestes a comemorar mais uma vitória profissional.
"Como não perder o foco?",
Indagava eu, mera espectadora à parte.
Como não perdê-lo se meus olhos,
Míopes e presbitos,
A toda hora me enganam, me traem,
Vendo castelos e palácios de cristal
Onde só há choupanas e casas de pau-a-pique,
Vendo príncipes e princesas
Onde só habitam cáftens e rameiras
A zombarem de minha alma, irrequieta e tola.
Como não perder o foco
Se há tantas vitrines para se olhar,
Tantas bocas e pernas para se perder,
Tantas sereias a seduzir
Com seu canto de morte?
Meu foco há muito foi perdido.
Perdeu-se há muito tempo.
No tempo em que velas tremeluzentes e assustadoras
Velavam minha mãe em vida
Que, a qualquer momento, morreria por meus pecados
Naquele quarto opressor, abafado e fétido.
A leitura e a descoberta do mundo
À luz de cera, parafina e pavio
Deixaram para sempre a marca
Dos que, além de decifrar palavras,
Têm de completar o texto com hieróglifos
E ilustram-no com fantasmas e sombras espectrais.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Caríssima, respondo-te por aqui, o orkut está de greve.

A excelsa grande dama louca do turbante, Miss_Lex ®, desconhece esta casa. No que , aliás, até acho bom, a velha é douda e causaria estragos irreparáveis neste blog.

Na verdade, no post abaixo o comentário foi meu mesmo, deste humilde cavalo de Miss_Lex ®, a insossa c. .

Evidentemente que, se assim desejar, calo-me e meus dedos não mais traduzirão meus pensamentos.

Descobri seu blog, cara Luzia, através de um comentário teu no blog da Daline.

Sim, sou fuxiqueira. Mas é que gostei do que tu escreveste lá e, confesso, antes de saber que eras proprietária de um blog, pensei em lançar uma campanha do tipo "Luzia tem de ter um blog" no orkut. E eis que o acaso me reserva esta grata surpresa...

Deixo o endereço da minha casa, o "numa cidade do interior", blog - que chamo de blog B - e que Miss_Lex ® acusa de ser de uma inutilidade só. Porém, vingo-me! Assim como minha cidade, ninguém visita sua farmácia, hoho!

[Na verdade, o fracasso sou eu: ninguém me lê! HihI!]

Bem, entonces me voy, habley por demais.

Adorei "míopes présbitos" que te enganam. Olhos: não valem nada!

Um abraço,
Claudia.

[Ah, sim. Se quiseres, nem precisa publicar este comentário gigante.] ;O)

21 December, 2005 23:23  
Blogger BM said...

Poema iniciado com uma ordem, bastante criativa a escolha. E o desenrolar dos versos que amarram-se de forma maravilhosa.
Reforçando o comentário da Cláudia, essa parte dos olhos que traem é muito forte. A desilusão perante as visões fantasiosas....Muito belo, porém, de um sofrer e dor explícitos.

06 August, 2006 15:58  

Post a Comment

<< Home