Tuesday, May 20, 2014

OUTRA

(Luz... Porto)

                                                    

     Quem é esta que vejo retratada em meu sofá? Reconheço-lhe os traços, mas não quem ela é de verdade. As vestimentas me remetem a um conjunto que já tive e muito usava nos anos 90. O corte chanel modificado foi adotado por mim em 2004. Em novembro. Dia em que minha tia, irmã de meu pai, falecia. Eu não sabia de nada, mas pressentia. Sentia a necessidade da mudança. E mudei. 
     Talvez devesse ter mudado antes. Bem antes. Tivesse trilhado outros caminhos, quem sabe não estaria mais esguia, mais plácida, mais feliz? Quem sabe os cabelos castanho-escuro, quase negros, assim se tivessem mantido? Talvez eu tivesse uma sala, um hall, uma casa. Paredes onde poderia dependurar os quadros que não tenho, mas que saberia adquirir. A velha máquina de costura coberta por um tampo de mármore a enfeitar o hall para lembrar-me da infância. As flores que desabrochariam em grandes vasos...
     Que pintor soube manejar tão habilmente o pincel para retratar o que habitava o segredo de meus sonhos? Queria conhecê-lo, ver sua destreza ao transportar imagens da outra esfera para essa aqui. Em que ponto nossos caminhos se cruzaram? Ou se tangenciaram?
Li que quando não conseguimos dormir é porque estamos acordados no sonho de outrem. Estaria eu acordada em teus sonhos, pintor mascarado? Teríamos uma relação do tipo O FEITIÇO DE ÁQUILA? Quando dormes, eu acordo e quando eu durmo tu trabalhas? Como saber? Será que nestes sonhos que, inocentes, compartilhamos, somos amigos? Amantes? Será que nos sentamos à beira do riacho e as mãos as enlaçamos? Tórridas noites de paixão?
     Outra possibilidade é a suscitada pela lembrança da história infantil lida e relida no Tesouro da Juventude: A DANÇA DAS DOZE PRINCESAS. Bailaríamos e rodopiaríamos por castelos em nuvens? Tomaríamos barcos levados por hábeis gondoleiros que nos cantariam berceuses de amor? Haveria árvores de pedras preciosas pelo caminho? Gastaríamos nossos sapatos de tanto dançar? E adormeceríamos juntos, um nos braços do outro, até que o despertar nos levasse a ouro plano?
     Afinal qual o plano real? Este que tomamos como tal? Ou aquele em que outras coisas são possíveis, inclusive termos um leão de estimação para nos fazer companhia? Como é tênue a linha que separa um plano do outro. Como é tênue a nossa existência, tal como a concebemos.
Bem, ao menos no quadro estou feliz e contemplo tranquila algo ou alguém que me agrada. O pintor misterioso ou o amor que não vivi? O enigma desta tela há de permanecer assim. Insondável como os caminhos do Senhor. Quanto a mim, sigo com minha sina de padecer neste vale de lágrimas. Em que às vezes se esbarra com uma pedra preciosa. Terei ainda a chance de tirar a sorte grande? O tempo, senhor impiedoso, há de esclarecer..

0 Comments:

Post a Comment

<< Home