Wednesday, December 30, 2015

FILIGRANAS
(Luz... Porto)


Jung dizia que nossa missão é a de trazer um pouco de luz a esse mundo para erradicar as trevas.
Cada um de nós ilumina, ou tenta, com a luz que lhe cabe. As luzes variam, de acordo não só com a intensidade, mas também com o tipo de luz.
Uns iluminam com a música. Se esta vem do seu mais íntimo, do coração, é bela e encanta nossa vida.
Outros iluminam com a escultura ou a pintura. Nossos olhos se enternecem com a beleza e os detalhes.
Uns tantos usam a palavra. E com seus contos, romances, relatos, poesia, iluminam nossa imaginação e produzem sensações as mais diversas.
Há aqueles que remontam à Idade Média. Antes de o trabalho ser dividido por etapas e a produção ser feita em série. São os artesões, para os quais um sapato não é apenas um número, mas um objeto produzido em etapas cuidadosas. Objetos praticamente únicos porque essa arte é irrepetível.
São estilistas (sem a pompa que o nome traz), que criam para uma pessoa em especial, ou que criam peças 'investíveis' apenas pelo prazer da criação.
São os ourives a domesticarem ouro, prata e metais e a combiná-los de forma harmônica. E, hoje, temos os 'ourives populares'. Aqueles que criam adornos a partir dos mais variados e inusitados materiais, levando a arte de se adornar para várias camadas da população. E com que gosto o fazem! Como transformam fitas, correntes, pedras, plástico e badulaques em peças únicas que tornam a mulher mais bonita! Peças que valorizam uma roupa.
Deus abençoe a todos eles.
Deus te abençoe, em especial, Karla, Kordonê Bijoux, neste seu aniversário.
Tudo de bom, de melhor, de colorido.
Que o Réveillon que quase coincide com sua data natalícia venha repleto de fogos, de desenhos mágicos no céu e de ótimos augúrios.