Monday, August 15, 2016

RESISTINDO

(Luzia Porto)


Súbito as luzes se apagam e uma voz anuncia:"E com vocês o Quarteto em Cy". O Miranda, casa de espetáculos cujo nome homenageia a "Pequena Notável", estava lotado. Miele, Ziraldo, Georgiana de Moraes, Lenita Leclery, a musa de MINHA NAMORADA, estavam de corpo e alma presentes. Outros tantos, Vinícius, Tom, Caymmi, Baden, Aloísio de Oliveira, lá estavam em espírito.
As baianinhas, sob uma chuva de aplausos, entram cantando QUERELAS DO BRASIL. Emiciono-me ao me lembrar da capa do LP de 1978. Cyva com uma rosa vermelha, Sônia, deitada na grama e com um lenço. Bate uma saudade da Dorinha... Que saudade... Mas o Quarteto resiste. Da foto da Cynara com os filhos, dois ocupam o palco: João Faria e 
Chico Faria. O tempo passa e o talento frutifica.
O show prossegue. Caymmi é lembrado em duas canções. SAUDADES DA BAHIA. Como não tê-las? Depois é a vez de Vinícius e Baden. Do Rio, as meninas vão a São Paulo onde conhecem o poeta de olhos ardósia. Do sucesso de PEDRO PEDREIRO, passam ao Primeiro Lugar do FIC de 1968. Impossível resistir à SABIÁ sem chorar. Sem pensar em Cybele, que nos deixou há quase um ano. Talvez o momento mais emocionado do show, não apenas pelo choro de Cyva que, apesar dos perigos, se manteve atenta e foi aplaudida. Duplamente, eu suponho. Em parte pela homenagem à Cybele de quem todo fã e admirador tem saudades. Em parte pela esperança, artigo escasso nesses tempos que julgávamos novos, Ivan Lins, mas que continuam apenas no prenúncio da SABIÁ de Tom e Chico.
Entra Leny Andrade, primeira convidada da noite. Fernando Merlino assume o piano da Camila Dias. É feita a homenagem ao Maestro Soberano com o SAMBA DO AVIÃO. WAVE e DINDI recebem um leve teatamento jazzístivo, com Leny e o piano de Merlino. O público delira. 
São convidados os rapazes do MPB4, que continuam a homenagem ao Tom com o octeto em FALANDO DE AMOR. 
Aquiles Rique Reis faz sua homenagem pessoal ao Quarteto. À afinação, à ética, à seriedade, ao compromisso estético, ao profissionalismo. Magro, que também partiu em agosto, 2012, creio, foi lembrado. Além do bolero RELÓGIO, cantam CÁLICE e os fãs sentem a vibração de outrora. A vibração de uma época horrível em que conviviam, por um lado, a Ditadura de que não devemos nos esquecer, e uma efervescência artística e cultural, com grandes peças, filmes, festivais e uma MPB renovada, apesar de. Apesar da Censura, do Exílio. APESAR DE VOCÊ regravada em 1978, com a participação dos dois grupos vocais.
Bem, samba não se esquece e foram de ESCURINHO, de Geraldo Pereira e um pout-pourri clássico do Noel, com COM QUE ROUPA, PALPITE INFELIZ, O ORVALHO VEM CAINDO, ATÉ AMANHÃ.
Veio o Ivan Lins, a quem, suponho que saibam, o Quarteto dedicou um LP primoroso. Não só ao Ivan. Ao Milton, ao Caetano e ao Gonzaguinha. Artigo difícil no início do Novo Milênio, importei o meu CD do Japão. 
Com sua personalidade esfuziante, Ivan cantou com elas DESESPERAR JAMAIS e, ao piano, a belíssima ACASO.
Volta o Quarteto com CARTA AO TOM 74 e a resposta CARTA DO TOM, seguidas de EU SEI QUE VOU TE AMAR, cantada à moda antiga. Com Cyva recitando o SONETO DA FIDELIDADE.
Para o show fechar redondinho e, talvez para evitar mais novas emoções na plateia, visivelmente emocionada, todos os convidados cantam NOVO TEMPO, do Ivan. 
Bis? Queríamos. Sempre vamos querer. Mas seria impossível. Quebraria a harmonia de um show primorosamente planejado e executado. Belo, muito belo. Filigranado. Doce, bonito, sentimental e profundamente político. Antenadíssimo com os dias de hoje. É, é bom que se proteja. No trecho da carta enviado pelo Poetinha ao Quarteto, quando de sua "fuga" para casar com Lenita, ele deixa entrever severas críticas ao estado de coisas. Posteriormente o seu Soneto ao ano de 1973 seria censurado por militares por terminar com um sincero e sonoro "Vai pra Puta que o Pariu". Mas, convenhamos, um ano em que três Pablos se vão, não merece ir a outro lugar...
O Quarteto que eu vi em 1977 no show RESISTINDO, também censurado, continua firme, forte e afinado. Quantas vezes elas NÃO cantaram RONCO DA CUÍCA, apenas simularam algemas ou cordas com os fios dos microfones enquanto a banda botava pra quebrar?
Educada, polida e afinadamente o Quarteto em Cy comemorou seus cinquenta anos de carreira nos dando, além de um espetáculo de indiscutível bom gosto, uma "aula" de cidadania e esperança. "Hei de ouvir cantar uma sabiá..." Havemos de. 
Parabéns, com todo o meu carinho e admiração, 
Cyva Ribeiro De Sá Leite, Cynara Faria, Sônia Ferreira e Keyla Fogaça.